segunda-feira, 27 de julho de 2009

O interesse do PMDB

Em entrevista à rádio CBN, o cientista político Carlos Alberto de Melo fez uma análise da atuação do PMDB na política brasileira.

Segundo o cientista, a legenda tende sempre a ser da base aliada do governo. Ser governista é a moeda de troca para o PMDB ganhar proteção e também cargos públicos, como ministérios, ou a presidência da Câmara e do Senado.

O presidente Lula depende do PMDB para governar. Por isso essa desesperada jornada do Lula para defender o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), das acusações de irregularidades.

Sobre essa postura do presidente, Carlos Alberto, afirma que ela revela a força política do PMDB nos bastidores do governo e a desmoralização da política. Dá impressão de que, para Lula, os ocupantes de cargos políticos merecem tratamento diferenciado do restante da população.

Ele mesmo já fez questão de falar que Sarney não é uma pessoa comum. Semana passada, em outra pérola, Lula afirmou que o Ministério Público precisa se preocupar com a biografia dos investigados. Como estamos acostumados, essa procupação só vai valer para quem detem algum tipo de poder; para nós, reles mortais que pagamos impostos, ela nem deve ser cogitada.

Ora, Lula tem uma das mais altas popularidades da História. Ver uma pessoa, cujo exemplo tende a ser seguido, tomar atitudes que dão força à ações de ética questionável só reforça a falta dela dentro da própria sociedade.

Daí, não acharmos errado piratear, enganar a fisco, jogar papel na rua, fazer gato com a TV por assinatura, luz, telefone e por aí vai. É um ciclo vicioso.

Nenhum comentário: