quarta-feira, 17 de março de 2010

Um outro olhar sobre a pesquisa Ibope


O Ibope divulgou nesta quarta-feira uma nova pesquisa sobre a corrida à presidência. Encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o levantamento sobre as intenções de voto para presidente da República aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 35% da preferência do eleitorado, contra 30% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem 11%. A senadora Marina Silva (PV-AC) aparece com 6%.

A imprensa se apressou em apontar que a esmagadora diferença que Serra mantinha da ministra Dilma há alguns meses é quase nula agora. Em evento em Minas Gerais, Dilma afirmou que "a pesquisa é retrato do momento".

Bom, esse resultado merece uma avaliação menos simplista. Ora, é notável que a ministra Dilma está em plena campanha. Com toda a máquina do governo a seu favor, ela está sempre na mídia, exposta ao extremo.

Por outro lado, o governador Serra nem anunciou ainda que é candidato. É claro que ele está na briga, mas a única que já entrou de cabeça na disputa pelo planalto, efetivamente falando, foi a ministra Dilma. E mesmo assim, ela segue atrás de um candidato que ainda luta pra ter alguém de peso como vice.

Esses resultados apenas comprovam o longo caminho que a ministra terá para conquistar o eleitorado e fazer o sonho do presidente Lula se tornar realidade.

Serra, por outro lado, não entrou oficialmente na briga e ainda tenta formar uma chapa forte o suficiente para a disputa. Quase sem carisma algum, ele tenta pela segunda vez ser presidente.

A corrida está a toda velocidade.

Nenhum comentário: