sexta-feira, 23 de maio de 2008

A morte de Jefferson Peres

O senador Jefferson Peres, do PDT do Amazonas, morreu de infarto na manhã de hoje. O presidente Lula, colegas - aliados ou não do PDT - e outras personalidades políticas manifestaram pesar pela perda e lembraram a luta do parlamentar pela manutenção da ética e da democracia.

O blog do Noblat selecionou várias frases proferidas por Peres ao longo de sua vida parlamentar. Sobre o Congresso, seu local de trabalho, o senador o definiu da seguinte forma:

- "Vejam que País é este. Estamos aqui com seis Senadores em pleno mês de agosto, porque estamos em recesso branco. Estamos aqui no faz-de-conta. Este é o País do faz-de-conta. Estamos fingindo que fazemos uma sessão do Senado, estamos em casa sem trabalhar." (agosto de 2006)

- "
A classe política, nem se fala, essa já apodreceu há muito tempo mesmo. Este Congresso que está aqui, desculpem-me a franqueza, é o pior de que já participei." (agosto de 2006)

Hoje, o Correio Braziliense trouxe na capa uma reportagem denunciando que os senadores querem ter o direito de contrarar mais um assessor (sem concurso público), com salário de R$ 10 mil (Calma que não estou fugindo do assunto). O autor da matéria, o jornalista Leandro Colon, ouviu o senador sobre o tal projeto. O senador disse o seguinte:

-
"Já o líder do PDT, Jefferson Péres (AM), criticou a iniciativa. E disse que adotará uma postura contrária à elevação da verba de gabinete dos senadores. “Eu sou contra. Acho um absurdo. Já temos muitos funcionários. Eu mesmo ainda não preenchi todas as vagas. Acredito que criar um outro cargo seja inconstitucional”, disse."

Com seus oclinhos, pose ereta e cara de sério, Jefferson Peres era sempre procurado por jornalistas que queriam ouvir suas opiniões sobre os escândalos do governo. O senador era da oposição...

Sem exageros de outros blogs, a morte do senador é, sim, uma perda. Numa época em que o prestígio do Congresso chegou ao fundo do poço, caiu um dos defensores da ética na democracia brasileira.

Peres tinha 76 anos e sua vida na política começou em 1956, quando elegeu-se vereador. Chegou ao Senado em 1994. Nas últimas eleições presidenciais, disputou a candidatura como vice na chapa do senador Cristóvam Buarque.

Ele foi relator do processo de cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-Al) e defendeu a saída dele da Casa. Renan acabou absolvido.

Estou preparando um material para o fim de semana com as principais propostas do senador Jefferson Peres. Domingo eu publico...

Nenhum comentário: